CIAP icon

Catalog of CIAP - International Classification of Primary Care - 2nd Edition

App Information

Version
Update
Jun 19, 2016
Developer
Category
Google Play ID
Installs
100+

App Names

App Description
O aplicativo CIAP 2 tem uso destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, tendo como objetivo facilitar a busca dos procedimentos e códigos relacionados a sintomas, queixas e procedimentos na atenção primária à saúde.

Na CIAP (Classificação Internacional de Atenção Primária) frequentemente o diagnóstico etiológico não é o mais importante, sendo que o principal critério de sistematização é a pessoa incluindo o contexto social e não a doença em si.

Este projeto nasceu em 2006, quando o Brasil passou a ser representado no Comitê Internacional de Classificação da WONCA (Organização Mundial dos Médicos de Família ). Alguns pesquisadores utilizavam a versão de Portugal, mas não era suficiente para o uso em prontuários eletrônicos ou para classificar todos os encontros entre profissionais de atenção primária e os pacientes. O Ministério da Saúde assinou então um convênio com a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), que permitiu o pagamento dos royalities para a WONCA e o livre uso da CIAP no Brasil.

A CIAP é feita com base na prevalência dos problemas de saúde, e o principal critério de inclusão é, que este, tenha uma prevalência maior que 1:1.000. A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem sido responsável pela reestruturação da atenção primária no Brasil e o uso da CIAP permitirá conhecer melhor a demanda dos pacientes e o trabalho realizado. Desta forma, ajudará no planejamento das ações nas unidades de saúde e também das atividades voltadas para o desenvolvimento profissional contínuo.

Quando empregada da forma correta, torna-se uma poderosa ferramenta, que permite classificar os problemas diagnosticados pelos profissionais, os motivos da consulta e também a condição social do paciente. Permitindo assim, uma boa estratificação e codificação da atenção primária à saúde.
Read more